CORONAVÍRUS: Número de óbitos chega a 10 em Alto Rio Doce
- 12/01/2021

Boletim epidemiológico voltou a ser divulgado depois de 12 dias sem nenhuma atualização.
12/01/2021 - 21:14 - Atualizado em 12/01/2021 as 21:29 - por Gilcimar Antônio - em colaboração para Rádio Alto Rio Doce FM
O principal meio de divulgação de dados do COVID-19 nos municípios tem sido os boletins epidemiológicos. O boletim serve como um comunicado oficial das secretarias de saúde dos municípios sobre o como anda a situação de contaminação do vírus em cada cidade.
Em Alto Rio Doce desde o dia 31/12 não era divulgada nenhuma informação sobre os números da COVID-19 no município e em seus distritos.
Depois de 12 dias sem divulgação do boletim, na tarde desta Terça (12/01) a prefeitura municipal divulgou em seu site oficial o novo boletim epidemiológico criado pela Secretária Municipal de Saúde de Alto Rio Doce. Com novo layout e com informações mais agrupadas o novo boletim já trouxe a atualização dos últimos dias e infelizmente foram apresentados mais dois óbitos por COVID-19.
Segundo o boletim Alto Rio Doce desde o inicio da pandemia o município já registrou um total de 153 casos confirmados. Desse total 138 estão curados, 10 vieram a óbito, 5 pessoas estão em isolamento domiciliar. Existem no momento 13 casos sendo investigados. Segundo o boletim não há registro de pessoas hospitalizadas.
Casos por região
No novo boletim os casos por região continuam sendo apresentados. Ate agora o painel apresenta as seguintes informações.
Dos 153 casos confirmados:
73 casos foram registrados na Sede (Alto Rio Doce)
57 casos foram registrados em Vitorinos
19 casos foram registrados em Abreus
04 casos foram registrados em Arco Verde
O distrito de Missionário segue sem nenhum caso registrado desde o inicio da pandemia.
Boletim epidemiológico da Sec. Municipal de Saúde de Alto Rio Doce - Imagem: Divulgação / Prefeitura Municipal de Alto Rio Doce
Cuidados e prevenção são importantes
As medidas de proteção que são amplamente divulgadas por todos os meios de comunicação, inclusive na Rádio Alto Rio Doce FM continuam valendo e são de grande importância para frear o aumento de casos não só no município de Alto Rio Doce quanto em toda região da Zona da Mata. O número de casos vem aumentando também nas cidades vizinhas. Se possível evite viajar sem necessidade e se preciso siga as recomendações realize a higienização das mãos com água e sabão, utilize álcool em gel (quando possível), utilize máscaras ao sair de casa ou frequentar locais públicos, evite criar, realizar ou participar de aglomerações e só saia de casa se necessário.
Essas são regras importantes e que são decisivas para frear a disseminação do vírus em nosso município. Afinal para vencermos este inimigo precisamos da ajuda de todos.
A disseminação de informações falsas ou de comentários preconceituosos sobre o vírus e as vacinas que estão sendo testadas só piora esse momento. Evite enviar ou divulgar informações que não sejam de veículos confiáveis de comunicação ou de órgãos oficias.